domingo, 30 de abril de 2017

Festival de Esculturas de Areia do Peixoto Primo - PhotoGraphein vai à Escola


No dia 29/04, sábado, pela parte da manhã aconteceu na Praia do Cassino - Rio Grande, o Festival de Esculturas de Areia da Escola Municipal Peixoto Primo. O evento contou com a participação dos alunos do 6° ao 9° ano e foi organizado pela arte/educadora da escola, Xênia Velloso - pesquisadora do PhotoGraphein/CNPq UFPel. 

Foto registrando a participação dos alunos dos últimos anos e professores do Peixoto Primo, juntamente com os artistas Everton Lopes e Elis Regina e os integrantes do projeto de extensão - PhotoGraphein vai à Escola

O festival contou com a colaboração da Prefeitura de Rio Grande que
auxiliou com o deslocamento da areia e disponibilizou banheiros públicos, juntamente com a presença do projeto de extensão Photographein Vai à Escola, vinculado ao projeto Arte, Cidadania e Educação - UFPel.  Durante toda a manhã do sábado, cada grupo de alunos teve de montar uma escultura em areia com a temática "Praia e suas Subjetividades", ao todo foram feitas 4 esculturas, uma por cada um dos últimos anos da escola.

Alunos do 9° ano terminando sua escultura em areia com temática de Tartaruga Marinha. Fotografia: Guilherme Sirtoli

Durante o processo e a criação dos trabalhos, os alunos tiveram o auxílio e a instrução com dicas e possibilidades de dois artistas plásticos da região, Everton Lopes e Elis Regina. A mobilização das turmas foi enorme e foi super interessante observar no processo, a coletividade dos grupos e a sensibilidade de cada um perante o seu trabalho. Não houve sentimento de competitividade, mas sim de cooperação e foco, inclusive, todos os alunos foram premiados com medalhas por sua participação.


Escultura dos alunos do 7° ano representando o Siri. Fotografia: Cláudia Brandão

Mãos a obra, alunos montando sua escultura "Estrela do Mar", dando foco para os banheiros químicos ao fundo, cedidos graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Rio Grande ao evento. Fotografia: Cláudia Brandão
                                     
"A Baleia", mais um trabalho feito pelos alunos dos últimos anos da Escola Peixoto Primo. Fotografia: Cláudia Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário