segunda-feira, 20 de novembro de 2017

PHOTOGRAPHEIN NA 3° SEMANA INTEGRADA UFPEL



Entre os dias 20 a 24 de novembro ocorreu na Universidade Federal de Pelotas a terceira edição da Semana Integrada  de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão onde foram apresentadas as pesquisas fomentadas no PhotoGraphein - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq). Orientados pela professora e coordenadora do grupo Cláudia Mariza Mattos Brandão, o acadêmico Ítalo Franco Costa (Bolsista PIBIC) apresentou no Congresso de Iniciação Científica (CIC) a pesquisa intitulada  A FOTOGRAFIA COMO ARTE CONTEMPORÂNEA: REVISITANDO MULHERES IMAGINADAS que abordava as características da fotografia como arte contemporânea através de obras de artistas importantes, discutindo-as através do trabalho realizado pelo grupo em 18 de Agosto no espaço Mercosul Multicultural pertencente à universidade [link].

(Acadêmico Ítalo Franco)

Também o acadêmico Guilherme Susin Sirtoli apresentou, na mesma modalidade, a pesquisa intitulada A CENSURA NAS ARTES VISUAIS E OS REFLEXOS NA CONTEMPORANEIDADE, visando relacionar casos de censura acontecidos no meio das artes e dessa forma possibilitar o entendimento do quanto a arte é mal compreendida e re(existe) até os dias atuais. 

A acadêmica Dhara Fernandes Nunes Carrara juntamente com o acadêmico Guilherme Susin Sirtoli participaram também do Congresso de Extensão e Cultura com a pesquisa intitulada  'A FOTOGRAFIA E A ARTE POSTAL COMO OBJETOS DE REFLEXÃO DA REALIDADE ESCOLAR' no CEC. A pesquisa possuía como mote principal relacionar a fotografia como prática aguçadora do olhar reflexivo a atividades realizadas em diferentes escolas nas cidades de Pelotas e Rio Grande, integrando as ações do projeto de extensão “PhotoGraphein vai à Escola” (CA/UFPel). Tal projeto se insere no âmbito das ações de extensão do PhotoGraphein, levando para a realidade escolar o resultado de pesquisas desenvolvidas no Núcleo. 

 (Acadêmico Guilherme Sirtoli)




Nenhum comentário:

Postar um comentário